.

.

Seguidores

.

ARQUIPÉLAGO

=

=

==

==

===

===

-

ESTAÇÃO VIDEOARTE

*

*

**

**

***

***

domingo, 27 de março de 2011

O curador Paulo Herkenhoff ministra palestra em 29/03/11, às 20h, no Centro Cultural UFG

Paulo Herkenhoff - Foto: Patrícia Stavis

Ele fala sobre o processo de orientação e sobre o acompanhamento na produção dos artistas Yuri Firmeza e Armando Queiroz, premiados na 3ª edição do Prêmio CNI-SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas.
A exposição do prêmio reúne obras de Armando Queiroz (PA; que apresenta vídeos e instalações), Eduardo Berliner (RJ; pinturas), Henrique Oliveira (SP; pinturas e esculturas), Rosana Ricalde (RJ; desenhos, objetos e esculturas) e Yuri Firmeza (SP; fotografias, vídeos e instalação) e fica em cartaz no Centro Cultural da UFG até 03/04/11.

Mais informações:
Centro Cultural da UFG
Setor Universitário: Av. Universitária, 1.533, tel. (62) 3209-6251. www.proec.ufg.br/sitePaulo Herkenhoff

Breve currículo do curador Paulo Herkenhoff

Paulo Herkenhoff exerceu vários cargos de coordenação e direção de coleções e instituições de arte, e entre eles, foi diretor do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, curador da Fundação Eva Klabin Rapaport, consultor da Coleção Cisneros (Caracas, Venezuela) e da IX Documenta de Kassel, em 1991. Entre 1997 e 1999 assumiu a curadoria geral da XXIV Bienal de São Paulo.

De sua vasta produção bibliográfica destacam-se: "José Oiticica Filho". Rio de Janeiro, INAP / FUNARTE, pp.10-20, 1993, "The Contemporary Art of Brazil: Theoretical Constructs" in Ultramodern. Washington, DC, EUA, The National Museum of Women in the Arts. 1993, "Emmanuel Nassar, entre o Silêncio e o Simples" in Emmanuel Nassar, Veneza, XLV Bienal Internacional de Veneza., "The Theme of Crisis in Contemporary Latin American Art" in Latin American Artists of the Twentieth Century, New York, The Museum of Modern Art, pp. 134-143, 1993 e “Louise Bourgeois, Arquitetura e Salto Alto”. XXIII Bienal de São Paulo. Catálogo das Salas Especiais, 1996.

Suas curadorias incluem “Trajetória da Luz na Arte Brasileira”. Instituto Cultural Itaú. São Paulo (2001), “Lucio Fontana”. Centro Cultural do Banco do Brasil. Rio de Janeiro e São Paulo (2001), “Tempo”. MoMA, Nova York (2002) e “Guillermo Kuitca”. Centro Reina Sofía (Palácio de Velásquez), Madrid, e Museu de Arte Latino Americana MALBA, Buenos Aires (2003).

Nenhum comentário:

Postar um comentário