.

.

Seguidores

.

ARQUIPÉLAGO

=

=

==

==

===

===

-

ESTAÇÃO VIDEOARTE

*

*

**

**

***

***

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Universidade Federal de Goiás recebe doação de 25 gravuras - "Eco Art" para o Centro Cultural UFG



A Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro Cultural UFG recebeu a doação de 25 gravuras de artistas contemporâneos representativos, para serem incorporadas ao seu “Acervo Artístico”.

Realizada no Rio de Janeiro, a exposição ECO ART reuniu 120 artistas das Américas e resultou na publicação de um grande catálogo, na formação de um acervo e na edição de um álbum de 25 gravuras, a partir das pinturas. A exposição foi organizada por Julio Bozano, presidente do Banco Bozano Simonsen, por ocasião da RIO 92 - II Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.



São serigrafias assinadas e numeradas, de artistas contemporâneos representativos, como Beatriz Milhazes (Brasil), Daniel Senise (Brasil), Flávio-Shiró (Brasil), Carlos Vergara (Brasil), Fernando Szyszlo (Peru), Siron Franco (Brasil), Miguel Castro Leñero (México), Tomie Ohtake (Brasil), Miguel Angel Rojas (Colômbia), Vicente Ianelli (Brasil), Arnaldo Roche-Rabel (Porto Rico), Gonçalo Ivo (Brasil), entre outros.

Este conjunto de serigrafias é objeto de um material didático "Projeto Bozano Arte e Natureza" - preparado pelo Instituto Arte na Escola/Fundação Iochpe, com um roteiro de discussão de cada peça sob o ponto de vista da linguagem visual e de sua relação transversal com a ecologia.



O "Projeto Bozano Arte e Natureza" considera os valores sociais levantados na RIO 92, tais como a preservação da natureza, o aquecimento global, a ação da sociedade civil, o desenvolvimento social e a auto sustentabilidade. O Instituto Arte na Escola/Fundação Iochpe, leva em conta o enorme potencial didático das gravuras em suas dimensões de compreensão da linguagem estética, política conservacionista, valor ético da ecologia, a fim de transmitir aos jovens estudantes a consciência da gravidade do problema e sua potencialidade de cidadão.



O projeto educativo desenvolvido pela Cia BOZANO inclui a doação de um conjunto destas 25 gravuras da ECO ART a museus de todo o Brasil, e o Centro Cultural UFG foi uma das instituições selecionadas, sendo indicado pelo crítico Paulo Herkenhoff, que tem se revelado um simpatizante de Goiás, e em especial, do CCUFG e dos artistas goianos.

Paulo Herkenhoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário