.

.

Seguidores

.

ARQUIPÉLAGO

=

=

==

==

===

===

-

ESTAÇÃO VIDEOARTE

*

*

**

**

***

***

sábado, 14 de abril de 2012

Abertas as inscrições para VII Curso de formação Profissional para Cinema



Já estão abertas desde o dia 02 de abril, as inscrições para o VII Curso de Formação Profissional para Cinema, realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam).
Interessados podem se inscrever até 30 de abril. O Curso será realizado entre 14 e 31 de maio no Centro Cultural UFG.

A sétima edição dá continuidade ao segundo ciclo de formação do projeto, iniciado pelo Icumam em 2006. O Curso é destinado ao público iniciante que busca nas práticas de produção audiovisual qualificação no mercado cinematográfico goiano, como explica a coordenadora do Curso, Maria Abdalla.

“Qualificação é o grande objetivo do Curso de Formação Profissional para Cinema. Em sua sétima edição, o projeto reúne profissionais atuantes no mercado cinematográfico nacional e tem como objetivo mesclar teorias e práticas de conhecimento com a finalidade de oferecer mecanismos para o desenvolvimento e consolidação do audiovisual goiano. O impacto na formação de mão de obra no mercado é significativo.”

Este ano, a técnica de som direto Gabriela Cunha, formada em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) ministra de 14 a 17 de maio a primeira oficina, Som Direto. O roteirista Di Moretti é responsável pelo módulo Roteiro Adaptado, entre 21 e 24 de maio. Ele é professor universitário e graduado em Rádio & TV pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A terceira oficina, Produção Executiva, fica a cargo de Sergio Kieling, jornalista especializado em cinema. Acontecerá entre 28 e 31 de maio.

Gabriela Cunha - Som direto

As vagas para as oficinas são limitadas e as inscrições se prolongam até 30 de abril. Os participantes serão selecionados pelo Icumam e pelos ministrantes. A oficina de Som Direto apresenta conceitos básicos de som como fenômeno físico e como parte fundamental do discurso cinematográfico. Está divida em quatro partes que transitam pelo fundamento do áudio e da acústica, edição de som e mixagem, produção com poucos recursos e gravação de cenas com diálogo.

Di Moretti - Roteiro adaptado

O módulo Roteiro Adaptado trará exposição da parte teórica da construção de um roteiro e aplicação de pequenos exercícios visando adaptação. As atividades serão baseadas em literatura, música e teatro. Formas de identificação das diferenças entre linguagem literária e cinematográfica e dificuldades ligadas ao processo serão abordadas.

Sergio Kieling - Produção executiva

Na terceira e última oficina, Produção executiva, aulas de orçamento, controle de despesas e trabalho em equipe. O ministrante fará um resumo da situação do mercado atual e explicará o passo a passo desde a ideia inicial do roteiro até a distribuição nacional e internacional do produto. Além disso, haverá uma análise técnica de orçamento e cronograma de filmagem e um resumo das principais leis de incentivo no País.

O VII Curso de Formação Profissional para Cinema tem patrocínio do Sebrae Goiás e parceria com o Centro Cultural UFG. Conta desde a primeira edição, em 2006, com o apoio da Lei Municipal de Incentivo, o que esperamos que aconteça também este ano. O projeto encontra-se em análise pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

As aulas serão ministradas no Centro Cultural da UFG, que fica na Avenida Universitária,1533, setor Universitário. As inscrições podem ser feitas pela internet (www.icumam.com.br). Serão oferecidas 30 vagas, 27 pelo Icumam e três pelos parceiros. Mais informações: (62) 3218.3779 ou www.icumam.com.br.

Serviço

Evento: VII Curso de Formação Profissional para Cinema
Data: 14 a 31 de maio
Local: Avenida Universitária, nº 1533, Setor Universitário
Horário: 19 horas
Assessoria de Comunicação: Márcia Abreu / (62) 8240.8183


Nenhum comentário:

Postar um comentário